Radiestesia e Feng Shui

     Radius = radiação (latim), Aisthesis = sensibilidade (grego). Radiestesia é o estudo das energias. A ciência de captar radiações e identificá-las. Tudo que existe no nosso mundo irradia e capta energia.

   As primeiras energias conhecidas foram, a térmica e a acústica, desde o ventre materno. Logo o homem as reproduziu e as controlou iniciando sua evolução. Vivemos num mundo energético, somos também energia. Energia não se cria, nem se destrói, se transforma. Um exemplo é a energia hidráulica, que se transforma em energia elétrica, que por sua vez se transforma em energia térmica e energia mecânica. Assim como essas energias são conhecidas, existem outras formas de energias mais sutis, que o homem moderno não aprendeu a identificar, mas nem por isso deixa de ser afetado por elas. Toda matéria parece possuir uma inteligência inata, que se manifesta sob a forma de uma percepção primária, acerca do que é bom ou ruim para sua estrutura. Parece-nos que os seres humanos tem desenvolvido essa capacidade até o mais alto nível, mas não se acham conscientes dela a maior parte do tempo; ignoram essa sensibilidade e desconhecem o que se passa nos outros níveis de consciência.

   Muitas vezes estamos em determinados lugares e sentimos uma sensação de desconforto. Sentimo-nos irritados, inquietos, mas não damos importância e continuamos no mesmo lugar. Mas essa reação é, com certeza, um sinal dizendo que a atmosfera e a energia local não são favoráveis.

   Muitas formas de energia podem nos ser maléficas, trazendo doenças, transtornos psicológicos, desarmonias, cansaço, bloqueios, pesadelos... Tomando conhecimento destas, muitos fenômenos passam a ser compreensíveis e poderemos harmonizar esses espaços, caso haja algo de errado.

   A casa é um ser vivo, que pode ou não ser nossa grande amiga, que nos abraça e acolhe. Por isso devemos amá-la, cuidá-la, acarinhá-la para que se torne um ambiente saudável, harmonioso e próspero.

Principais causas de energias nocivas:

.Do solo

.Correntes de água subterrâneas atravessando terras ou jazidas de polaridades diferentes.

.Esgotos ou corpos em decomposição.

.Condutores de água contaminada.

.Fendas de aterros geológicos.

.Cavernas e estratificações.

.Jazidas de certos minerais nocivos.

.Ossadas, túmulos ou objetos nocivos sobre os quais se construiu a casa.

.Redes advindas do globo terrestre interior, principalmente conhecidas pelos nomes de rede Hartmann e rede Curry.

Do local e construção

.Rede elétrica de vias férrea, das ruas (alta tensão) e de casas próximas.

.Lugares de sacrifício.

.Material de construção.

.Energia dos operários que construíram a casa.

  Dentro da casa

. Memória das paredes (energia impregnada de antigos moradores).

.Objetos (de segunda mão ou presentes).

.Campo mental das pessoas, formas pensamento de moradores e visitantes.

.Eletrodomésticos, antenas.

.Energias intrusas, entidades, espíritos.

.Má iluminação, pouca ventilação, poluição sonora.

Como bloquear ou isolar ondas nocivas

   Existem diversas técnicas, porém deve-se antes fazer uma análise detalhada para verificar que tipo de onda está afetando o local. Mudança da localização da cama, ou mesa de trabalho onde a pessoa passa muito tempo exposta deve, nesses casos, ser efetuada.

   Óleo, sal, enxofre, carvão, borracha, placas de chumbo, fio de cobre são usados, mas estudos revelam que, após um tempo o isolante acaba saturado, tornando-o sem efeito e pior aumento através de sua vibração o efeito nocivo. Para que isto não ocorra o isolante deve ser constantemente trocado.

   Cristais e placas radiônicas, são mais eficazes por seu efeito compensador.

   Cristais devem ser lavados e energizados no mínimo uma vez por semana.

   Estudando as pirâmides, se descobriu que determinadas formas geométricas eram capaz de manipular energias, chegando a resultados concretos positivos. Desta forma se chegou a outras formas, chamadas hoje de gráficos radiônicos ou radiestésicos.

Gráficos ou placas radiestésicas ou radiônicos - Baseiam-se em energias cósmicas que são modificadas e orientadas de acordo com a geometria. Manipulam e transformam vários tipos de energia.

Dicas importantes no cuidado com a casa:

.Durante a manhã (principalmente até às 10:00 hs)  abrir as janelas, deixar a energia prânica presente no ar, entrar.

.Deixar também entrar luz.

.A casa se enche de boas vibrações com boa música.

.Incensar a casa pelo menos uma vez na semana é importante para limpeza de energias de formas pensamento.  É aconselhável incenso de alecrim e sândalo.

.Para relaxar, podem ser usados difusores com óleos essenciais da aromaterapia.

.A casa sente quando são comprados objetos (presentes) no intuito de deixá-la mais bonita, confortável, harmoniosa.

.Sinos, tapetes na entrada, plantas, flores na entrada de casa atraem o ch’i, energia vital positiva .

.A cozinha,  simboliza um local de prosperidade para os chineses, deve ser bem iluminada. Procure esconder os canos e ralos, que representam o escoamento da riqueza. É bom se colocar símbolos referentes a abundância, arranjo com girassóis, trigo ou frutas.

.Mantenha um espelho próximo a mesa de jantar, simbolicamente duplica a quantidade dos alimentos que estão à mesa.

.Não tenha objetos que não tenha uso, ou quebrados em sua casa, isso faz com que a energia fique estagnada.

.Bons pensamentos, planos, fazem a casa vibrar positivamente.

Feng Shui

Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham. Suas leis e princípios foram desenvolvidas através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo. A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas significa muito mais que isso. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. O objetivo do Feng Shui é atrair a energia positiva e, dentro do possível, eliminar e/ou afastar a negativa. Defende a vida em harmonia com o meio ambiente e suas linhas de energia, de modo que haja um equilíbrio adequado entre as forças da natureza. Essas energias invisíveis, positivas e negativas, podem produzir harmonia e discórdia, saúde e doença, prosperidade e pobreza. A ferramenta básica é o "ba-guá", o mapa que aponta as oito áreas de interesse na vida e é aplicado sobre a planta do imóvel ou do cômodo.O "ba-guá" relaciona cada área a um aspecto da vida dos ocupantes do espaço. Os aspectos considerados são trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos. Você deve ativar os pontos em cada cômodo para atrair boas energias.

Sucesso
Elemento: Fogo

Fama / reconhecimento. Parede em frente à porta de entrada. Elemento decorativo: sol, sinos, fitas coloridas, fonte de água, ponte de luz amarela...
Para ativar o guá do sucesso e das realizações use quadros e objetos em formato triangular ou com predominância da cor vermelha, como pirâmides e flores vermelhas. Outras opções são velas, castiçais, luminárias, tocheiros e lamparinas. Tudo que ative o elemento fogo.Os animais, que também são um símbolo importante, podem estar presente em réplicas, quadros, fotos ou em objetos.

Relacionamento/ casamento
 Elemento: Terra

Canto direito oposto a porta. Objeto decorativo: corações, símbolos de amor, bichinhos de pelúcia, quartzo rosa, rosas (vivas, de seda, ou poster) vermelhas ou rosas, fotos de seu amor, plantas vivas, fontes de água, ponto de luz rosa... Se você já tem um parceiro, pode ativar este guá com objetos que se referem ao relacionamento, como fotos do casal feliz, rindo, em festas, viagens e outros momentos bons. Se não tem parceiro, deve colocar coisas que simbolizem um romance, como esculturas e quadros de casais abraçados.Outros objetos devem estar sempre em pares, como dois quadros, dois vasos. Símbolos fortes são o Sol e Lua juntos e o Ying e Yang.Para ativar o elemento deste guá é importante ter vasos com plantas na terra.

Criatividade/Futuro
 Elemento: Metal
Criatividade / flilhos. Parede à direita da porta principal. Elemento decorativo: Objetos de arte (principalmente feitos por você), paisagens bonitas, fotos de filhos, anjos ... Este guá se refere ao futuro, às crianças e à Criatividade. É o lugar ideal para fotos dos filhos e sobrinhos, sempre alegres. Você pode usar objetos de metal como luminárias, quadros, espelhos e mesas, de preferência, redondos ou ovais. As cores predominantes devem ser branco e tons pastéis. É um ótimo lugar para criações próprias como desenhos e pinturas, e para o computador.

Amigos
Elemento: Metal
 Apoio / ajuda. Canto direito da porta principal. Elemento decorativo: fotos de amigos, símbolos de união, cartões mandados por amigos, sol, fontes de água, plantas vivas... Se existe um lugar para onde você gostaria de viajar, coloque neste guá fotos, livros, mapas e objetos relacionados. As cores e o elemento podem estar presentes em objetos de decoração como cachepôs, vasos, relógios, quadros, molduras e outros objetos.

Trabalho/ Carreira
Elemento: Água
 Localiza-se na parede onde está a porta. Coloque aí elementos referentes a seu trabalho, posters que simbolizem o que você deseja. Ex: Se trabalha com computador, é um ótimo local para colocá-lo; se deseja segurança coloque nesta parede algo pesado pedras, desenho de âncora ...

Objetos com água como fontes, aquário, ikebanas e plantas em água ativam a energia referente ao trabalho. Móveis e enfeites podem ter forma sinuosa e cores escuras como preto e azul marinho, que lembram o fundo do mar.


Conhecimento/ Espiritualidade
 Elemento: Terra
Canto esquerdo da porta principal. Objeto decorativo: Imagens sagradas ou símbolos de acordo com a crença de cada um. Ex: Livros, anjos, cristais, incensos ... Este é o guá da sabedoria e da meditação. É o lugar ideal para ter uma estante ou biblioteca e tudo aquilo que torne você mais sábia. Deve também ser o local de descanso e meditação. É um bom lugar para um altar com anjos, santos e mestres. Quadros devem ter imagens que remetam à paz, como lagos e montanhas.

Família/saúde
 Elemento: Madeira
 Parede à esquerda da porta principal. Objeto decorativo: retratos de família onde todos estejam bem, velas ou essências aromáticas, cristal - malaquita, esmeralda ou quartzo verde, fonte de água, sol, plantas vivas, ponto de luz verde... O guá da família se refere aos antepassados. Para representar a família você pode ter um mapa do lugar de origem, objetos de lembranças ou um móvel de família. É o lugar das plantas, árvores, flores, estampas, quadros com estes temas além de objetos e móveis de madeira.

Prosperidade
 Elemento: Madeira
 Dinheiro. Canto esquerdo oposto a entrada principal. Elemento decorativo: girassol (de seda, vivo, ou poster), aquário com peixes, fonte de água, Cristal pirita, plantas vivas, canela em lasca, ponto de luz amarela, móbile ou estátuas de peixes...

 Objetos com água em movimento e aquário são um bom recurso para ativar este guá. Você também pode usar moedas e um quadro ou escultura que a façam sentir importante e próspera. O trigo é um ótimo símbolo da prosperidade.