Importância do
"café da manhã"
Em primeiro lugar é importante "quebrar o jejum", isto é, o organismo passa por um período longo de jejum e apesar de não realizar atividade física alguma, há gastos metabólicos para a manutenção do corpo.
O alimento deve ser fornecido com a finalidade de suprir nutrientes adequados para iniciar bem as atividades do dia. O corpo que não é suprido de nutrientes de forma adequada pode traduzir as tarefas do dia com mais lentidão, sonolência, dificuldade de percepção e atenção.
O alimento deve fornecer energia. O carboidrato é o nutriente energético e podemos tirá-lo do pão ou de seu substituto como o biscoito. Também deve fornecer vitaminas e minerais o que se consegue com frutas ou suco de frutas. E fornecer proteínas que irão auxiliar na reparação e manutenção dos tecidos do corpo, é o caso do leite ou iogurte ou queijo.
Aqueles que acompanham ou são utilizados para preparação dos alimentos, como margarina, manteiga, requeijão cremoso e também açúcar branco ou mascavo ou mel. são alimentos que fornecem uma energia extra, portanto devem ser usados em pequenas quantidades.
A determinação das quantidades dos alimentos também é fundamental. Após a sua seleção, é necessário o cuidado com as quantidades. Quantidades insuficientes ou superalimentação também pode determinar o rendimento nas atividades do dia. Daí a importância de se saber a quantidade correta de alimentos para cada pessoa e como distribuí-los de forma certa ao longo do dia.
Assim, iniciar o dia com um "café da manhã" correto é uma excelente escolha para garantir um corpo ajustado em suas funções e um bom rendimento das atividades diárias.