Faça você mesmo

Papel artesanal

O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar papel usado em novo, estamos na verdade desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente.

A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, marcadores de livros, porta-retratos, porta-lápis, capas de caderno, livros, cartões de visitas, envelopes, convites, papel e embalagens de presentes, entre muitas outras possibilidades.

O QUE VOCÊ PRECISA:

Preparando a polpa:

Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.

Fazendo o papel:

Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano. Tire o excesso de água com uma esponja.Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.

Prensando as folhas

Para que suas folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:

Empilhe três folhas do jornal com papel artesanal. Intercale com seis folhas de jornal ou um pedaço de feltro e coloque mais três folhas do jornal com papel. Continue até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal. Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um pedaço de madeira. Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal ou morim e faça uma pilha com elas. Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.

Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.   Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.   Coloque sobre a folha ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Neste caso, a secagem será natural - não é necessário pressionar com o pedaço de madeira.   Para ter papel colorido: bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura à polpa.  Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.

A tela de nylon deve ficar bem esticada, presa à moldura por tachinhas ou grampos.   Reutilize a água que ficar na bacia para bater mais papel no liquidificador  Conserve a polpa que sobrar: peneire e esprema com um pano. Guarde, ainda molhada (em pote plástico no congelador) ou seca (em saco de algodão). A polpa deve ser ainda conservada em temperatura ambiente.

Découpage

Figuras de papel coladas em objetos.

Pintar um objeto de madeira com uma cor clara. Se necessário pintar uma segunda vez.


      Espere secar. Passar a cola  de découpage (Decoart, ModPodge, etc...) espere secar novamente.
      Cortar a figura,  e em seguida colar apoiando com as mãos, verificando se ficou bem liso. Passar verniz com a ajuda de um pincel, do centro para o exterior, delicadamente para não romper a figura.


Quando estiver seco, passe novamente verniz. E eis o trabalho pronto!! Você pode fazer potes, porta retratos, bandeijas e caixinhas e o que vier a sua cabeça.