Papel Machê
A arte milenar do Papel Machê, Papier Maché ou ainda Papel Amassado, desenvolveu-se na Ásia e migrou para a Europa no início do século XVII, encantando os artesãos da época por sua flaxibilidade em criar diversos objetos - máscaras, objetos de adorno e até móveis. Algumas peças de mais de 300 e até 400 anos chegaram aos nossos dias em bom estado de conservação.
Hoje em dia, as técnicas empregadas além de proporcionar maior gama de utilização agrega também maior durabilidade e resistência, permitindo que se difunda cada vez mais esta técnica em diversos meios artísticos e de decoração.
Experimente fazer, use a massa recobrindo caixas, potes, modelando máscaras, e outros objetos. Você pode usar arame e papel como suporte para modelagem.
Ingredientes da massa:
— 01 rolo de papel
higiênico branco
— 1/2 Kg de farinha de trigo
— Água
— Cola Branca
— 04 colheres (sopa) de vinagre
— 01 colher (sopa) de pinho sol
Modo de fazer: Rasgue bem picadinho o papel higiênico e deixe de molho na água por 24 horas. Escorra a água, junte a farinha de trigo e a cola até dar uma boa liga - não pode esfarelar. Coloque o vinagre e o pinho sol - ingredientes que não deixam a massa apodrecer.
Após modelar, secar, pinte a peça com a tinta de sua escolha: acrílica, tinta óleo, Látex ou esmalte sintético. Se a peça, demorar para secar coloque-a ao sol.
Vamos lá, se arrisque e faça lindos objetos.