Turismo

Parque Nacional de Itatiaia

Criado em 14 de junho de 1937, é o primeiro Parque Nacional do país. Localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro, a região do Parque abrange a parte mais elevada da Serra da Mantiqueira, tendo como ponto culminante as "Agulhas Negras". A maior parte da área pertence ao estado do Rio de Janeiro, e o restante à Minas Gerais, estendendo-se na direção Oeste até a divisa de São Paulo. O Parque Nacional do Itatiaia é uma Unidade de Conservação federal que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, os seus patrimônios cultural e natural. Sua área era de 12.000 ha., mas em 1982 foi ampliada para 30.000 ha.

Para chegar ao Parque a partir do Rio de Janeiro ou São Paulo, pegar a Rodovia Dutra (BR-116) até o km 155 do Rio ou km 350 de São Paulo. A cidade de Itatiaia fica a 158 quilômetros do Rio de Janeiro e a 250 quilômetros de São Paulo.

O Parque Nacional do Itatiaia é o local perfeito para quem quer contato direto com a natureza. Praticamente todas as atrações do lugar requerem que o visitante se aventure em trilhas, muitas delas leves e moderadas e algumas mais pesadas. As cachoeiras e piscinas naturais pedem um mergulho.

Quem curte escalada vai se deliciar com os paredões rochosos encontrados em alguns pontos do parque.

O parque possui belas cachoeira, que são parada obrigatória para qualquer visitante. A cachoeira Poranga possui uma queda d'água de 10 metros que desemboca em uma piscina natural com 30 metros de diâmetro, onde o visitante pode mergulhar. Há ainda as cachoeiras Itaporani e Véu da Noiva. Esta última fica a 1.170 metros de altitude e possui uma queda d'água que despenca de uma altura de 40 metros. As piscinas naturais são lugares especialmente procurados pelos visitantes.  A piscina do Lago Azul possui infra-estrutura para churrasco. Outra piscina natural ideal para um refrescante banho é a Piscina do Maromba, localizada a 1.100 m de altitude e formada por um rio.

Os locais mais altos do parque são utilizados como mirantes, de onde se pode ter belos visuais panorâmicos da região. Os Três Picos, a 1.661 metros de altitude, são acessíveis após uma caminhada de 6 km e proporcionam uma vista do Vale do Paraíba e de parte da Serra da Mantiqueira. O Maciço das Prateleiras, a 2548 metros de altitude, é formado por vários blocos de rocha. De lá se tem uma visão espetacular do Vale do Paraíba em dias sem nuvens. Para se chegar a ele é importante o acompanhamento de um guia experiente.

A grande atração do parque é o famoso Pico das Agulhas Negras, a 2787 metros de altitude. Alcançar seu topo exige certa experiência em escalada, sendo necessária a utilização de uma corda. É imprescindível o acompanhamento de um guia experiente. Foi nesse ponto que chegou a nevar algumas vezes.

Grande parte dos passeios até as atrações do parque utilizam trilhas que partem do Abrigo Rebouças. É um abrigo rústico com banheiros e infra-estrutura para visitantes. É utilizado também por pesquisadores e grupos do exército em treinamento.

Dicas

A melhor época do ano para visitar o parque é durante a estiagem, período que vai de Junho a Setembro.

Quando for fazer as trilhas, tenha sempre um bom mapa à disposição ou contrate um dos guias especializados na região.

Telefones do parque: (024) 352-1461 ou 352-1652