Razões para você fazer o mapa astral de crianças

O mapa natal é como se fosse uma fotografia do céu no instante de nosso nascimento. Fazemos um mapa natal com o propósito de nos conhecermos melhor, descobrirmos nossos potenciais, aprendermos a lidar com situações, não sermos levadas por elas. Isto é, sermos donos de nossa estória.

Claro que uma criança não será capaz de compreender a complexidade de um mapa. Mas pais, professores tendo-o em mãos, será capaz de desenvolver o que há de melhor nessa criança. Também será capaz de dar limites de acordo com a personalidade do pequeno, criando assim menos conflitos. A própria relação pais e filhos é capaz de melhorar.

Um mapa não se restringe apenas a um signo, temos muitas variantes: lua, ascendente, casas, aspectos... Mas só para dar um gostinho, publicamos aqui, informações a respeito de crianças e seus signos. Lembrando que, descreveremos apenas sobre o signo de maneira geral. Como já foi dito, o mapa é muito mais que essa pequena descrição. Um astrólogo de confiança poderá fazer toda leitura e aconselhamento acerca até da educação da criança.

 

Áries – Poderá se mostrar como uma criança desafiadora, voluntariosa e cheia de birras. Os acessos de raiva quando contrariada, poderão ser comuns. Mas passará logo, pois esses pequeninos não têm tempo para guardar raiva, tal a sua energia e atividade incessante. Propensa à pequenos acidentes, como quedas, cortes... Se adoecerem, a recuperação é rápida. Se estiver desatento nos estudos, faça-lhe um desafio. Diga que o ama, apesar dele estar sendo o último da classe. Pode acreditar, ele lutará para ser o primeiro.

 

Touro - amorosa, carinhosa, mas não a obrigue a fazer o que não quer. Seja sutil no trato com seu pequeno touro, e arrancará dele as maiores expressões de solidariedade e colaboração. São muito inteligentes, embora lentas, sua forma natural de agir. É natural nessas crianças de elemento Terra demorarem até para pensar. Elas não gostam de ver sua velha e boa rotina alterada, por isso, observem que atividades lhe dão mais prazer e invistam, evitando forçá-las a desenvolverem outras. Por serem conservadoras, o processo de mudanças incomoda.  Ocupe-as, mas sempre com muito carinho, para que no futuro elas sejam adultos emocionalmente estáveis, seguras, amorosos e equilibrados. Ensine-lhes desde cedo a repartirem, o que é complicado para ela.

 

Gêmeos - Consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. Certamente você vai ter que se adaptar ao ritmo do seu geminiano, pois ele é tão rápido em quase tudo, do falar ao pensar e é assim que vai se sentir bem. Consegue se adaptar a qualquer circunstância, pessoa ou lugar. Muda muito de interesses e sua curiosidade insaciável lhe faz observar  tudo. Sua grande dificuldade é se concentrar e se decidir. Ensine-lhe a começar uma tarefa e concluir; mas com carinho. Uma das coisas que muito lhe agrada é ter  alguém que possa ouvi-la falar tudo que vem à mente. Falar e andar muito lhes deixa tranqüilas. Tentar aprisioná-las será o maior castigo. Se quiser ver acomodada a sua inquietação, ocupe-o com livros infantis bonitos e coloridos e bastante brinquedos criativos. A restrição por um longo período pode levá-lo à depressão.

 

Câncer - é meiga, dócil, sensível, mas oscila muito no seu humor. Afinal, é como a Lua, seu regente natural, "de fases".  Sente-se segura no seu lar, de onde receberá as maiores influências, boas ou más, para a formação das suas bases futuras. Se receber o apoio, carinho e tiver um lar equilibrado e ajustado,  na vida adulta desenvolverá o seu lado amoroso e maternal. Mas se for ignorada, maltratada, no futuro será incapaz de dar e retribuir afeição com facilidade. Movida a sentimento, fica muito mal se não é acolhida com carinho. Diga-lhe sempre que é amada, bonita, boa, inteligente, e beije-a, abrace-a muito; mas quando precisar de castigo, faça-o com firmeza.

 

Leão - é iluminada, otimista, adorável, cativante, não faz nenhum esforço para ser notada; onde chega resplandece, atraindo a atenção de todos. Os pais precisam cuidar de não se excederem nas demonstrações de amor, para que eles no futuro não aceitem, em algum momento da vida, perder a posição de "ator principal". Ensine-as a respeitar a si e aos outros, a tratar as pessoas com consideração e benevolência e isso tem que ser aprendido pelo pequeno Leão através das atitudes dos pais, que são o espelho e o exemplo desses pequeninos. Ensine-lhe que todos têm a sua vez; ele compreenderá porque tem um senso de justiça natural Se esta criança estiver segura do amor dos pais e tiver bons exemplos na sua formação, será um adulto equilibrado.

 

Virgem - são tímidos, analíticos, classificadores, por isso, seja sutil. Eles vão se tornar mais à vontade depois de se acostumarem com o ambiente e com você.  Eles acham que as pessoas não gostam deles e não lhe prestam atenção. A autocrítica é o maior fator de sua natural limitação que é projetada. Ame-os como são. Não deixe que se isolem nem se sintam rejeitados Mostre-lhes que devem tentar aprender sem exigirem demais de si o resultado final. Nunca o critique: vai destruir a sua autoconfiança. Peça-lhe a sua colaboração e o conquistará mais rápido. Elogie os resultados, pois eles esquecem de si enquanto ajudam.Uma repreensão em frente aos outros será mortal; basta adverti-los. As demonstrações de afeição vão ajudá-los a ter relacionamentos equilibrados. 

 

Libra - Desde pequeninos, já demonstram indecisão. Apressá-lo também será um tormento, por isso, se quer orientá-lo corretamente, não grite, mas ajude-o a decidir-se por algo. Ele tem o dom de atrair o bom sentimento dos outros, e será sempre requisitado para mediar situações sociais. Adoram cooperar e participar, por isso é difícil brincar sozinho. Ele não suporta desavenças, principalmente no seu próprio lar, e isso o perturba muito. Eles temem cometer erros e fazer julgamento errado devido ao bom coração e ao senso de justiça. Não suporta que pensem mal dele. Importante mesmo para ele é sentir que tudo à sua volta está em harmonia.

 

Escorpião - é um pequeno ser tranqüilo, mas vez por outra parece que o vulcãozinho interior entra em erupção. Mas não se preocupe; se você compreender que essas descargas são sua forma de restaurar seu equilíbrio e apoiá-la quando precisar, vai ajudar o seu escorpiãozinho a não desenvolver a raiva e a crueldade, pois quando essas crianças são envolvidas com emoções negativas ou são muito feridas elas tendem a desenvolver uma vingança, muitas vezes cruel, contra quem a feriu. É necessário desde cedo que os pais desenvolvam a compreensão e a tolerância, orientando-a e esclarecendo-a quanto aos sentimentos de amor e ódio latentes, ajudando-os a se expressarem através de esportes e jogos imaginários para liberarem a agressão que é a sua maior válvula de escape. Quanto mais difícil o trabalho escolhido, mais aguçará o seu espírito investigativo. Nada de amolecer ou temer o seu olhar frio frente às proibições. Discipline-o com amor, e afeição e ele se tornará uma águia ao invés de um escorpião vingativo.

 

Sagitário - tem uma intensa necessidade de liberar a sua energia física, emocional e mental. Por isso procure apoiar o seu amor pela liberdade, pois reprimir tanta energia poderá levá-lo a desenvolver um lado explosivo e autodestrutivo. Procure sempre supervisioná-lo, mas sem prendê-lo. Compreendendo, mas impondo limites. Assim ele aprenderá a adquirir o auto domínio para aprender a ser um adulto capaz. Poderá ter dificuldades com horário de dormir, com pressão, com a aceitação do fracasso ou até com o respeito aos sentimentos alheios. Mas sendo adaptáveis, sendo ensinados com carinho e compreensão diante dessas atitudes, aprenderão a respeitar os limites das leis sociais. Ensine-as desde cedo a economizar. Embora desenvolva uma certa dificuldade para se concentrar, gostará de estudar, o que para elas é um jogo fascinante. Só irão abandonar a escola se tiverem mostras de severidade, intolerância, ou se o método da escola for arcaico e não estimulante à sua imaginação.

 

Capricórnio - Ele precisa aprender a ser criança desde cedo. Vê o mundo com os olhos e mente de adulto. . Se os pais desenvolverem uma postura de pessimismo e limitação, é essa a postura que o pequeno capricorniano desenvolverá ao longo da sua vida. Mas se os pais desenvolverem a tolerância e solidariedade entre si e com os outros, estarão programando um caminho de confiança e flexibilidade para o rebento, que é naturalmente rígido na sua forma de ver o mundo. Se o pegar mal humorado ou meio deprimido, é devido à excessiva preocupação e responsabilidade com os fatos à sua volta. Mostre-lhe que as coisas não são tão graves como ele possa pensar, indicando-lhe novas possibilidades.

 

Aquário - já nasce de meia idade, pois ainda pequeninos já demonstram um fantástico raciocínio e lógica suficientes para argumentar sobra a razão das coisas. Como está a anos luz à frente das crianças da sua época, você vai perceber que ela sente-se atraída por tudo quer é fora do comum, pouco se importando em chocar as pessoas. Pode aparentar docilidade e tranqüilidade num momento, e de repente "virar o tempo", pois é imprevisível em seu comportamento. Sua mente funciona como um poderoso radar, percebendo as vibrações que ninguém percebe, ouvindo o que ainda não foi falado, o que pode perturbá-la, trazendo-lhe medo. Estimule a tranqüilidade, a concentração, a disciplina e incentive-a a buscar seus objetivos. Dê-lhe tarefas e ensine-a desde cedo a independência, encoraje as atividades físicas para evitar uma tendência natural à inércia. Elas têm dificuldade de ir à ação, pois são propensas ao menor esforço. E se isso for incentivado na infância e os pais lhe derem tudo o que quer, deixando-o à mercê da ociosidade, futuramente ela evitará a responsabilidade.

 

Peixes - Quando seu pequenino pisciano estiver vendo TV e você tentar chamar a sua atenção, você pode pensar que ele está com problemas de audição, porque você chama repetidas vezes e ele não responde. Mas ele não está surdo não! Está apenas vivendo a fantasia. Por isso, procure sempre convidá-lo com carinho para algo que lhe desperte a atenção, para que ele volte à realidade, ao invés de se irritar com ele. Ele não gosta de ser magoado, muito menos de magoar. Podem ser afetados pela crítica dos pais. Por isso, nunca emita frases negativas como: "você não presta", "você é preguiçoso", "você não vai dar para nada", o que com certeza se materializará na vida dele. Afinal, além de palavras terem poder, ele absorve as informações sem nenhuma restrição. Então procure enfatizar o lado positivo, para que ele se fortaleça no seu amor e venha a ser um adulto de sucesso. Devido à capacidade de abstração, a música, a dança, as artes plásticas e o teatro devem ser estimulados desde cedo.