Dançaterapia
Filosofia Oriental valoriza a mente e, conseqüentemente, o seu corpo. Esta filosofia acredita que para nos conhecermos, temos que fechar os olhos, meditar e perceber, através do exercício, o nosso mundo interior - que envolve respiração e emoção - até que possamos atingir o prazer de estarmos dentro de nós mesmos e alcançarmos o auto-conhecimento. Sem o prazer e a autoconfiança ficamos distantes de nós mesmos. A terapia pela dança tornou-se uma ótima alternativa para quem procura uma atividade que proporcione ao mesmo tempo: movimentos corporais, relaxamento mental, concentração e integração social. A dançaterapia é a solução para quem pretende atingir o equilíbrio interno.
A dançaterapia é uma terapia onde aquele que participa passa a estabelecer um maior contacto com o próprio o corpo e com os seus limites. Esta surge através dos movimentos livres de cada um. É a dança do improviso. Não há leis que recriminem ou rotulem os seus movimentos. O que importa é a expressão e o objetivo de alcançar o prazer e o bem-estar em comunhão com a música ou com o silêncio. Tudo isto se conjuga como forma de tratamento dos problemas emocionais, cognitivos e físicos. A nível emocional, ajuda as pessoas a sentirem-se mais alegres e confiantes, permitindo-lhes diminuir o sentimento de frustração e a dificuldade de se exprimirem verbalmente. A nível cognitivo, a dançaterapia permite desenvolver as capacidades cognitivas, a motivação e a memória. A nível físico possibilita bem-estar e coordenação muscular. Os terapeutas acreditam que os problemas mentais e emocionais são ultrapassados através desta terapia, uma vez que o estado do corpo pode afetar a atitude e os sentimentos, tanto positiva como negativamente.
A prática desta terapia traz grandes benefícios, que variam os movimentos adotados: movimentos ritmados - diminui a rigidez muscular e a ansiedade, aumenta a energia; movimentos espontâneos - ajuda as pessoas a aprenderem a reconhecer e a confiar nos seus próprios impulsos; movimentos criativos – desenvolve a auto-expressão.
A dançaterapia também pode reduzir o stress, diminuir a depressão, aumentar a circulação e reduzir a tensão muscular. Esta atividade pode ser realizada por todas as pessoas, como crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas sem e com patologias (Parkinson, doenças cardíacas, motoras e etc.) e deficientes físicos e mentais em geral. Cada aula é personalizada, com métodos diferenciados adequados a cada pessoa. Aproveite para experimentar, pois dançar é a forma mais simples e saudável de exercitar o corpo e a mente.