Bichos Terapeutas

Cavalos, golfinhos, gatos, cachorros, tartarugas e até peixinhos podem ajudar em diversos tratamentos.

Hoje se sabe que a relação do homem com os animais traz benefícios não só para o bem estar emocional como também para sua saúde.

A equoterapia, terapia onde o cavalo é co terapeuta, contribui para a reabilitação de pacientes com problemas físicos e mentais. Crianças com paralisias cerebrais, retardo, autismo e outras síndromes, tem se beneficiado muito desse tipo de técnica. Adquirindo melhoria na postura, na motricidade, no campo relacional e até na aprendizagem. O equilíbrio aqui é o grande ganho.

O programa Pet Smile, realizado no Hospital da criança da maternidade N. S de Lourdes em São Paulo, desenvolve um trabalho onde mensalmente as crianças internadas recebem a visita de um animal: tartarugas, coelhos, peixinhos e até uma cadela tem sido usadas. A enfermarias se transformam em ambientes acolhedores, humanos, agradáveis. O que faz com que as crianças aceitem e até contribuam  com o tratamento.

Nos E.U.A há vários trabalhos com golfinhos, onde a terapia se resume apenas em nadar com eles. No caso do autismo por exemplo, é espantoso os progressos na comunicação. Esses animais aliás, por serem divertidos e carinhosos são excelentes terapeutas para diversos tipos de doença. Pesquisas mapeando a atividade cerebral de uma pessoa, antes e depois de nadar com golfinhos, revelam como depois a atividade cerebral se encontra muito expandida. Pena não termos aquários disponíveis aqui no Brasil.

Outras pesquisas tem sido realizadas pelo mundo todo, revelando dados interessantes na relação de doentes com bichinhos:

.Pacientes cardíacos e hipertensos, que passam a ter animais de estimação, tem sua pressão mais controlada

.Pacientes com câncer, e até Aids, melhoram seu quadro emocional, que auxilia a imunologia, a partir da relação com animais

.Pacientes com depressão, que passam a ter cães ou gatos, melhoram consideravelmente

.Pessoas idosas tem uma melhoria na sua qualidade de vida o que afeta diretamente a saúde

Mas por que isso acontece?

Na relação de seres humanos com animais, não há lugar para mentiras e jogos sociais. A relação é mais direta, integral e o vínculo se faz de maneira imediata. Esse tipo de relação faz diminuir a solidão. 

Sabendo disso, a psiquiatra Nise da Silveira, falecida em 1999, sempre estimulou seus pacientes psicóticos à esse tipo de relação. Quando esteve à frente do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, incentivava-os à cuidarem dos gatos que lá apareciam.

Se você quer um lindo bichinho para cuidar, procure um veterinário. Se informe sobre seus hábitos e veja se é compatível ao seu estilo de vida, à sua casa. 

Ganhe um fiel amigo para sempre.

Voltar                                                    Próxima matéria