O presente e seus significados

O presente , existente em todas as culturas, é um ato de doação, reverência, respeito, admiração, carinho ou amor. Pode, no entanto, não significar exatamente isso. Pode ser "dado" por mera obrigação, e até, pasme, vir cheio de inveja e ódio.

Primeiramente, a nível energético, tudo que você doa com amor, vai carregado de boas energias. O contrário também é verdadeiro. Partindo deste princípio, qualquer coisa que você dê para alguém, muito além do valor material, é carregado de energias que podem atingi-lo(a). Além disso, o presente tem também seu significado simbólico.  O objeto em si, sua cor, forma, o cuidado ou não com que é escolhido, embrulhado e entregue; sempre revelam muito. Um exemplo está no presente dado por uma jovem à seu marido, que nunca tinha muito tempo para ela: um grande relógio de pulso. Mesmo que de forma inconsciente, ela quis dizer à ele, que organizasse mais seu tempo, seria bom que ele abrisse o olho, pois estava chegando a "hora" dela dar um ponto final à situação. Ele, também de forma inconsciente, retribuiu,  oferecendo à esposa, um lindíssimo, potente e ultramoderno aspirador de pó. Ele disse à mulher, através de seu presente: "Sossegue seu facho, mulher! Se ocupe, você. Há muita coisa para ser feita em casa."

Como vimos, há toda uma comunicação através de presentes. Passe a prestar mais atenção, e você dará boas risadas.  Claro que um mesmo objeto, pode ter inúmeros significados, dependendo da situação, e das pessoas envolvidas.  Aqui vai uma pequena lista de objetos e seus significados. Lembrando que estas interpretações podem variar.

Perfume - proteção, cuidado, continue gostoso(a), cheire melhor

Livro - sabedoria, informação, saiba mais sobre este assunto

Agenda - organize-se     CD - relaxe, divirta-se

Bombons - faça mais doce sua vida

Roupa,  nitidamente para trabalho - trabalhe, ganhe mais, cresça

Roupa, esporte - vá se divertir

Utensílios para casa - não deixe de cuidar de sua casa

Com a chegada do natal, final de ano,  começamos a nos preocupar com aqueles famosos "amigos ocultos" e no dinheiro que teremos que desembolsar para dar uma lembrancinha à todos.  Quem já não ganhou aquele objeto, visivelmente usado, embrulhado sem o menor cuidado? Realmente, esse tipo de coisa revela a falta de afeto pelo outro. Um bom presente, pode não custar muito. Faça você mesmo. Alguma coisa você, com certeza,  fará bem. Pinte sabonetes, caixinhas de madeira, faça bijuterias, um doce, um pão. Ou ofereça um tipo de serviço seu. Se você for massagista, uma massagem...  Ofereça principalmente, boas energias ao outro, amor, amizade. Isso não tem preço.

Voltar                                                 Próxima matéria